domingo, 22 de julho de 2012

BIOGRAFIA

CARMEN PAFIADACHE DA ROCHA SILVA, nasceu em Montenegro e por quatro décadas é professora de Português e de Literatura.

É formada em Letras e Pós-graduada em Psicopedagogia.

Estudou, da Pré-escola à conclusão do Curso de Magistério, no Colégio São José, onde ministrou suas primeiras aulas.

Sua vida foi dedicada à educação, onde atuou em diversas Escolas como: Escola Estadual Delfina Dias Ferraz, onde foi Diretora, Escola Estadual AJ Renner, Escola Municipal José Pedro Steigleder, Colégio São José, Colégio Científico, trabalhando  com jovens e adultos. Foi Diretora da Escola Maria Josepha Alves de Oliveira. Também foi Diretora de Cultura no Município.

Já ministrou aula para filhos de seus ex-alunos e acredita que a interação entre professor e aluno serve como base para todo o processo educativo.

Participou, como voluntária, da Diretoria da APAE.

A convite da Unisinos participou do Projeto “A União faz a Vida”, desenvolvido pela Universidade e realizou palestras em diversos municípios, principalmente no norte do Estado.

Trabalhou em um projeto de Qualidade em Educação na empresa BINS, em São Leopoldo.

Também desempenhou suas atividades na Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira.

Já pertenceu ao Conselho de Programação da TV Cultura e integrou o Conselho Técnico Deliberativo da FUNDARTE por quatro anos.

Casada com Wilton Fernandes Soares da Silva, tem duas filhas: Melina, com 28 anos  e Daniela, com 26 anos. Melina  é formada em Dança, na Uergs e Pós-graduada em Educação pela Unisinos.  Está casada com Alexandre Abib com quem tem uma filha, a Valentina, de um ano e reside em Novo Hamburgo, onde é professora de Ballet. Daniela é formada em  Fisioterapia pela Unisinos e é  noiva de Phillipy Hugentobler. Suas filhas sempre foram um grande  orgulho, por serem educadas, estudiosas e boas pessoas.

Vem de uma família muito unida: seu pai, militar, foi um exemplo na sua vida e sua  mãe também, por sua força e caráter.

Tem o maior carinho e amor por seus irmãos,  cunhadas e por seus sobrinhos.

Embora pesarosa pelas perdas na família, especialmente seu pai, seu cunhado e sua irmã Elza, que partiram de forma inesperada, tem fé e acredita que tudo está nas mãos de Deus e que todos temos a nossa hora de partir.

Apesar de todas as lutas da vida, acredita muito e sempre nela. É muito alegre, comunicativa e sempre tem uma história para contar. Considera esta característica uma herança do seu avô grego. Tem alguns bons amigos e muitos conhecidos. Costuma ajudar a todos os que necessitam e estão próximos.

Gosta do seu trabalho, pois ele oportuniza a convivência com as pessoas, de modo especial com as crianças.

Também gosta de ler, ver um bom filme, fazer poesias, passear, dirigir, fazer compras, organizar seu lar e realizar almoços em família e jantas com as amigas.

Pensa que toda a transformação só é possível através da educação e que todos os erros e acertos fazem parte da vida e   nos levam ao amadurecimento, ao crescimento.

Acredita que colhemos o que semeamos e que o mal, assim como o bem, retorna às pessoas. O futuro sempre nos dá todas as respostas.

Em relação ao sofrimento, diz que “as dores da vida elevam o espírito”.

Quanto à evolução da humanidade, afirma que é preciso refletir sobre o conhecimento e a herança cultural  que deixaremos, pois o conhecimento produzido através dos tempos deve levar à  construção de consciências, produzindo um novo e melhor significado à  existência, promovendo sempre o bem, a preservação da natureza, a harmonia e o amor.

* Publicado no Jornal Hoje out/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário